08/09/2025

O ANÃO DO TECO-TECO...

 

O ANÃO DO TECO-TECO...

                                Jair Buchara

 Antes dos anos dourados, no início da década de 50, quando Campo Grande, MS, era só um arremedo de cidade, sempre descia no pequeno aeroporto de terra batida da Delta, no bairro Amambaí, um avião teco-teco que vinha desde São Paulo para voar até o Pantanal fazendo voos turísticos, panorâmicos. Seu piloto cobrava 15 mil réis pelo passeio. Perto do Portão de Ferro, ficava um velho circo de lona onde o piloto costumava ir para fazer higiene mental. Lá, em pouco tempo, acabou ficando amigo do palhaço, dono do circo, e de um anãozinho que fazia acrobacias no trapézio...

O palhaço era muito brincalhão, fazia pegadinhas e falava muito alto, tirando sarro das pessoas. O piloto, intimamente, o achava um chato. Toda vez que o piloto chegava ao circo, o anãozinho chamava o palhaço e, juntos, na frente do aviador ficavam implorando, dizendo que queriam voar. Só que apenas o palhaço tinha uns trocados para bancar o passeio. O anãozinho não tinha nenhuma grana e chegava até a chorar sonhando com aquela aventura. Certo dia o piloto ficou com pena dos dois e disse para o palhaço:

- Eu levo o anãozinho de graça, mas você tem que pagar e ir junto como responsável! E tem mais; você está proibido de abrir a boca durante o voo para não me distrair!

O palhaço aceitou. Jurou que ia ficar mudo...

O piloto decolou com os dois. Durante bom tempo exagerou nas manobras que sabia: de costas, ponta cabeça, parafuso, rasantes no rio Anhanduizinho. Meia hora depois, aterrissou. Pousado o avião, enquanto desembarcava, o piloto perguntou ao assustado palhaço que fora o primeiro a despencar da aeronave:

- Caramba, parabéns. Você é um cara porreta! Não deu um pio durante o voo! Pensei que não aguentaria ficar de boca fechada, quieto, sem fazer nenhuma palhaçada!...

O palhaço respondeu:

- Quer saber? Teve uma hora que quase gritei! Mas como você tinha me proibido, fiquei na minha! Não disse nada!...

O piloto, curioso, perguntou:

- Foi na hora que voei em parafuso?...

O palhaço, com os olhos marejados de lágrimas, tristemente balbuciou:

- Não. Foi quando você voou de costas. Foi na hora em que o anãozinho caiu do avião!

Meninos... Eu vi !!!

******


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO, É IMPORTANTE PARA NÓS !!! COMENTE!!!