23/04/2018

PANTANAL SUL GANHA PORTAL: "ARARA AZUL"...



O MORRO DO PAXIXI, localizado no distrito de Camisão, município de Aquidauana, MS, é um portal de entrada para o Pantanal Sul, já reconhecido por trilheiros e ciclistas da região por sua natureza deslumbrante com vista espetacular do nascer e pôr-do-sol. O morro agora está sendo preparado para receber um novo projeto de grande porte turístico para a região: o MIRANTE DO PANTANAL.
O novo MIRANTE abrigará a escultura do renomado artista plástico sul-mato-grossense, CLEIR ÁVILA: uma deslumbrante ARARA AZUL que estará de asas abertas para receber os turistas. A 600 metros acima do nível do mar, com 40 metros de altura e de envergadura, o monumento só será menor do que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, que mede 73 metros de altura e atualmente é a obra mais alta do Brasil.
Este novo cartão postal de Aquidauana, MS, ficará localizado em lugar estratégico para contribuir com o desenvolvimento do turismo de toda a região. A expectativa é de que o projeto seja o ponto de partida para que o ecoturismo deslanche de vez na região de Aquidauana e adjacências.

O projeto, ainda não foi apresentado oficialmente ao Governador de Mato Grosso do Sul. É uma ideia antiga, de mais ou menos 12 anos. O artista e escultor, CLEIR ÁVILA, que também é um dos idealizadores do projeto, diz que o ponto de partida sempre foi fazer algo para destacar o deslumbrante cenário natural do local: “Quando surgiu a ideia de fazer o Mirante do Pantanal, do Movimento Arara Azul, descobrimos, após uma pesquisa, que ‘PAXIXI’, na linguagem dos índios da região, significa ‘PANORÂMICO’!”.
É uma pena que a burrice dos políticos sul-mato-grossenses tenha condenado à morte o lendário Trem-do-Pantanal. Seria a grande opção dada aos turistas que visitam nosso estado. Eles poderiam unir o útil ao agradável: viajar no trem-do-pantanal e admirar o grande pássaro que passará a vigiar aquele pedaço da Serra da Bodoquena.
Não tenho nenhuma dúvida que, em pouco tempo, o monumento da “ARARA AZUL” há de se tornar a grande atração turística deste pedaço do Pantanal Sul...
Quem viver... verá!!!