29/04/2018

LAMA ASFÁLTICA FAZ EDSON GIROTO & CIA PATINAR...



RAQUEL DODGE - procuradora-geral da República  - impetrou neste 27/04, pedido de liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender os efeitos dos acórdãos proferidos pelo TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e prender novamente os réus da OPERAÇÃO LAMA ASFÁLTICA. No pedido, RAQUEL DODGE afirma que a decisão colegiada da corte superior foi ‘desrespeitada, em sua autoridade, e, na prática, perdeu sua eficácia, por meio de acórdãos da Quinta Turma do TRF da 3ª Região, da lavra do Desembargador Federal PAULO FONTES.
A PROCURADORA argumenta ainda que os 2 (dois) habeas corpus concedidos que colocaram em liberdade os réus EDSON GIROTO, RACHEL ROSANA GIROTO, ELZA CRISTINA DOS SANTOS, JOÃO ALBERTO AMORIM DOS SANTOS, FLÁVIO SCHROCCHIO, ANA PAULA AMORIM, WILSON MARIANO e MARIANE MARIANO, ambos decisão do TRF3, ‘desafiam a autoridade do STF’. O pedido está distribuído para ser analisado pelo ministro Alexandre Moraes.
Ao final, o pedido deve ser julgado procedente e cassar os habeas corpus. RAQUEL DODGE cita, ainda, a atuação do Tribunal no caso: “Ocorre que os fundamentos utilizados no acórdão do TRF da 3ª Região não desconstituem, sequer em razão de fatos supervenientes, o entendimento que resulta do prévio acórdão do STF no Habeas Corpus 135.027/MS, de que a prisão dos pacientes é indispensável à garantia da ordem pública em razão da gravidade concreta da conduta dos pacientes, do grande fluxo financeiro oriundo da atividade ilícita, da logística da organização criminosa e da continuidade das articulações dos agentes mesmo depois de deflagrada a primeira fase da ‘Operação Lama Asfáltica’”.