02/07/2015

OS ELEFANTES BRANCOS DO FUTEBOL BRASILEIRO


Dos 12 estádios construídos ou reformados para o Mundial, 8 deles são deficitários. Durante 2014 eles acumularam um prejuízo superior a R$ 126 milhões. Segundo a “Folha de São Paulo”, Arena da Baixada (PR), Arena Pernambuco, Arena Pantanal (MT) e Maracanã fecharam o ano de 2014 no vermelho. Também deram prejuízos a Fonte Nova (BA), Mané Garrincha (DF), Arena da Amazônia e Castelão (CE). Só Itaquerão, Mineirão, Beira-Rio e Arena das Dunas tiveram lucro. E a arena corintiana ainda nem começou a ser paga. Em situação mais crítica está o MARACANÃ, que registrou R$ 77,2 milhões de prejuízo em 2014. No ano de 2013, logo após sua reforma, seu rombo foi de R$ 48,3 milhões. No Campeonato Carioca de 2014, o prejuízo do Maracanã foi de R$ 6 milhões. Sua atual administração busca recursos por meio de ações não diretamente relacionadas ao futebol. Além de fechar setores do estádio em jogos com menor expectativa de público, são realizados eventos infantis, confraternizações etc. Em outros estádios o cenário é ainda pior. Arenas de Cuiabá, Brasília e Manaus tentam sobreviver sem uma agenda de jogos garantidos. O MANÉ GARRINCHA, com custo da construção passou de R$ 1 bilhão, tem custo mensal de R$ 600 mil, bancados pelo governo do Distrito Federal, e prejuízo anual de R$ 3,6 milhões. As principais rendas desse estádio vêm especialmente de jogos de clubes do Rio e São Paulo, quando eles aceitam transferir as partidas para lá. O CASTELÃO, em Fortaleza, consome mensalmente R$ 1,1 milhão com a operação, manutenção e administração. Enfim, o prejuízo total desses 8 estádios vai além dos R$ 126 milhões. O número de estádios com prejuízo poderia chegar a 9 não fosse o fato de a ARENA DAS DUNAS ter incluído no seu balanço R$ 105 milhões destinados ao pagamento do financiamento para a construção do estádio, dinheiro que não veio de receitas da arena, mas fez seu balancete apontar um resultado positivo de R$ 20 milhões. Dos estádios que registraram lucro em 2014, o ITAQUERÃO, por conta das boas bilheterias que obteve, terminou 2014 com R$ 11 milhões de saldo positivo. Porém, ainda não entrou nesta conta o pagamento do estádio. A partir de julho deste ano, o Corinthians terá de pagar R$ 5 milhões por mês. A quitação poderá ser feita em até 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR... COMENTE!!!