29/07/2015

CUIABÁ - PARAÍSO DOS VEREADORES?


Os Estados e capitais mais pobres do país gastam mais vereadores do que os mais ricos. Essa é a conclusão da ONG TRANSPARÊNCIA BRASIL, depois de analisar os gastos com parlamentares em todo país. As Câmaras Municipais das 13 capitais mais pobres gastam 16% a mais por vereador que as capitais mais ricas. A ONG TB também chama a atenção para verbas indenizatórias astronômicas e sem controle pagas a vereadores. Essas verbas não fazem parte do salário, elas devem ser usadas para gastos do gabinete. Enquanto em FLORIANÓPOLIS um vereador recebe R$ 2.300,00 de verba indenizatória, em CUIABÁ, cada vereador recebe R$ 25.000,00, o valor mais alto do Brasil. Uma constatação dessa leviandade e incoerência acontece na capital de Mato Grosso. CUIABÁ tem pouco mais de 500.000 habitantes e 25 vereadores. Cada morador da capital matogrossense tem uma renda média de pouco mais de R$ 1.300,00/mês. Já os seus vereadores... Só o salário é de R$ 15.000,00. Mais R$ 27.000,00 para as despesas do gabinete, que incluem o pagamento de funcionários. E mais R$ 25.000,00 de Verba Indenizatória, que serve para cobrir os gastos no exercício do cargo, como combustível, aluguel de carros, telefone, entre outros. O presidente da Câmara garante que todo esse dinheiro da verba indenizatória é usado nas despesas dos vereadores e, por isso, considera o valor justo. O MINISTÉRIO PÚBLICO contestou o valor de R$ 25.000,00 para a verba indenizatória dos vereadores de Cuiabá. Uma decisão do TRIBUNAL DE JUSTIÇA de Mato Grosso determinou que a verba não pode ultrapassar o salário dos vereadores. Ou seja, deveria ser de até 15.000 reais. Não há nenhuma notícia de que essa decisão judicial esteja sendo cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR... COMENTE!!!