Em 1999,
o então governador de MS, ZECA DO PT, recém-empossado, tinha como uma de
suas metas a reativação do TREM DO PANTANAL. Inicialmente a promessa da volta deste
trem tinha sido prevista para novembro de 2005, mas isso não aconteceu apesar
de várias obras terem sido feitas como a construção e reformas de várias
estações ferroviárias...
O
TREM DO PANTANAL fez a sua primeira viagem oficial em 9 de Maio de 2009. Na Esplanada da Estação
Ferroviária,
Até hoje ninguém sabe o verdadeiro motivo
da antiga NOB ter sido desativada em 1994, justamente quando batia – segundo as
estatísticas da época - todos os recordes de transporte de cargas com números
semelhantes aos da Índia, França, Inglaterra e Japão e quando era uma
importante auxiliar no combate à aftosa e resgate do gado durante as cheias do
Pantanal. Em 2006, o Ministro de Turismo, MARES GUIA, junto com ZECA DO PT e RUITER
CUNHA, prefeito de Corumbá, assinaram um protocolo de transferência que
autorizava o repasse de R$ 1,8 milhão para obras de reforma, saneamento de
oficinas e capacitação da comunidade. MS entrava com R$ 100 mil de
contrapartida. Porto Esperança receberia o investimento e o trem começaria a
circular ainda em 2006. Enfim, MENTIAM que o trecho Corumbá x Porto Esperança
já estava pronto e os vagões também...
Tudo enrolação. No início de 2007, vários
daqueles ilustres representantes já citados, mais o então prefeito de Campo
Grande, ANDRÉ PUCCINELLI, alardearam na mídia nacional que o Governo Federal
disponibilizaria 100 milhões de reais para a recuperação da ferrovia no trecho
entre Corumbá/MS e Bauru/SP. O Secretário de Infraestrutura de MS, CARLOS LONGO,
boquejava que para o “Trem do Pantanal” voltar só faltava reformar uma estação
- seriam 5 vagões com 192 passageiros percorrendo 15 estações. Meses mais
tarde, depois de assinado um convênio com a América Latina Logística e uma
“trade” turística do Paraná, ANDRÉ PUCCINELLI profetizou que o expresso poderia
voltar em setembro de 2008, com mais 3 vagões, dependendo de reformas no trecho
Aquidauana x Miranda. Infelizmente, no final de 2007, o então Secretário de
Transportes de MS, EDSON GIROTTO, jogou água fria na fervura decretando: “A
volta do Trem do Pantanal é uma utopia!”...
Nós, pobres contribuintes, ficamos
também sabendo pela mídia da época que a única ‘MARIA FUMAÇA’ ainda existente
em Mato Grosso do Sul, apodrecia singelamente em um jardim de Ladário. Servia
de brinquedo – diurno - para crianças, e de banheiro – noturno - para desocupados...
Pior, depois de uma esfuziante festa
pirotécnica regada a mordomias para a mídia e “para inglês ver”, depois de massageado
o ego dos nobres representantes da política estadual, os 5 vagões comprados a
peso de ouro, teriam sido recolhidos e encostados na esplanada ferroviária de
Corumbá, onde então jaziam, sofrendo o devido processo oficial de sucateamento.
Estavam, aos poucos, apodrecendo.
Enfim, estamos vivendo o terceiro
reinado de LULA e uma dúvida ainda persiste no imaginário deste Estado do
Pantanal: aqueles luxuosos vagões ainda existem? Se sim, onde estão escondidos?
Ninguém sabe. Ninguém viu...
Afinal... Quem enterrou o
Trem-do-Pantanal ?
***** Jair Buchara *****

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