07/11/2025

QUEM ENTERROU O TREM-DO-PANTANAL ???

 


Em 1999, o então governador de MS, ZECA DO PT, recém-empossado, tinha como uma de suas metas a reativação do TREM DO PANTANAL. Inicialmente a promessa da volta deste trem tinha sido prevista para novembro de 2005, mas isso não aconteceu apesar de várias obras terem sido feitas como a construção e reformas de várias estações ferroviárias...

O TREM DO PANTANAL fez a sua primeira viagem oficial em 9 de Maio de 2009. Na Esplanada da Estação Ferroviária, em Campo Grande, O Presidente LULA e sua comitiva, mais ZECA DO PT - governador de MS - e seus “companheiros”, fizeram uma viajem simbólica, que não durou 100 metros. Tomaram um lauto café da manhã na luxuosa composição do novo “Trem do Pantanal” que valia uma fortuna: 5 vagões todos decorados com motivos da fauna pantaneira; 3 de passageiros, 1 restaurante, 1 panorâmico, com poltronas reclináveis, cabine com cama e toalete, ar condicionado, TV, áudio, vídeo, Internet...

Até hoje ninguém sabe o verdadeiro motivo da antiga NOB ter sido desativada em 1994, justamente quando batia – segundo as estatísticas da época - todos os recordes de transporte de cargas com números semelhantes aos da Índia, França, Inglaterra e Japão e quando era uma importante auxiliar no combate à aftosa e resgate do gado durante as cheias do Pantanal. Em 2006, o Ministro de Turismo, MARES GUIA, junto com ZECA DO PT e RUITER CUNHA, prefeito de Corumbá, assinaram um protocolo de transferência que autorizava o repasse de R$ 1,8 milhão para obras de reforma, saneamento de oficinas e capacitação da comunidade. MS entrava com R$ 100 mil de contrapartida. Porto Esperança receberia o investimento e o trem começaria a circular ainda em 2006. Enfim, MENTIAM que o trecho Corumbá x Porto Esperança já estava pronto e os vagões também...

Tudo enrolação. No início de 2007, vários daqueles ilustres representantes já citados, mais o então prefeito de Campo Grande, ANDRÉ PUCCINELLI, alardearam na mídia nacional que o Governo Federal disponibilizaria 100 milhões de reais para a recuperação da ferrovia no trecho entre Corumbá/MS e Bauru/SP. O Secretário de Infraestrutura de MS, CARLOS LONGO, boquejava que para o “Trem do Pantanal” voltar só faltava reformar uma estação - seriam 5 vagões com 192 passageiros percorrendo 15 estações. Meses mais tarde, depois de assinado um convênio com a América Latina Logística e uma “trade” turística do Paraná, ANDRÉ PUCCINELLI profetizou que o expresso poderia voltar em setembro de 2008, com mais 3 vagões, dependendo de reformas no trecho Aquidauana x Miranda. Infelizmente, no final de 2007, o então Secretário de Transportes de MS, EDSON GIROTTO, jogou água fria na fervura decretando: “A volta do Trem do Pantanal é uma utopia!”...

Nós, pobres contribuintes, ficamos também sabendo pela mídia da época que a única ‘MARIA FUMAÇA’ ainda existente em Mato Grosso do Sul, apodrecia singelamente em um jardim de Ladário. Servia de brinquedo – diurno - para crianças, e de banheiro – noturno - para desocupados...

Pior, depois de uma esfuziante festa pirotécnica regada a mordomias para a mídia e “para inglês ver”, depois de massageado o ego dos nobres representantes da política estadual, os 5 vagões comprados a peso de ouro, teriam sido recolhidos e encostados na esplanada ferroviária de Corumbá, onde então jaziam, sofrendo o devido processo oficial de sucateamento. Estavam, aos poucos, apodrecendo.

Enfim, estamos vivendo o terceiro reinado de LULA e uma dúvida ainda persiste no imaginário deste Estado do Pantanal: aqueles luxuosos vagões ainda existem? Se sim, onde estão escondidos? Ninguém sabe. Ninguém viu...

Afinal... Quem enterrou o Trem-do-Pantanal ?

***** Jair Buchara *****

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