A Rota
Bioceanica, corredor rodoviário que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico,
tem previsão de conclusão das obras físicas até o final de 2026 ou início de
2027. Este anúncio foi feito por Jaime Verruck, secretário estadual de Meio
Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), durante
workshop realizado pelo governo de Mato Grosso do Sul.
O
corredor é um projeto de infraestrutura desenvolvido pelos governos da
Argentina, Brasil, Paraguai e Chile para ligar quatro portos localizados no
Oceano Pacífico: Antofagasta, Mejillones, Tocopilla e Iquique – ao porto da
cidade brasileira de Santos.
Estima-se
que a rodovia terá cerca de 2.200 quilômetros de extensão e o custo aproximado
do investimento total é de US$ 10 bilhões. A rodovia cruzará as regiões do
Mato Grosso do Sul no Brasil, Gran Chaco no Paraguai, as províncias de Salta e
Jujuy na Argentina e as regiões de Antofagasta e Tarapacá no Chile. Facilitará
a vida dos fazendeiros e camponeses da região no transporte de gado e na
exportação de produtos de exportação aos portos que estão no Atlântico e no
Pacífico...
Em
torno de 525 quilômetros passam pela região conhecida como Gran Chaco, uma das
principais reservas ambientais do Paraguai, povoada por cerrados e zonas úmidas.
É o lar de onças, onças-pardas,
tamanduás e milhares de espécies de plantas, um dos lugares de maior
biodiversidade do planeta. Quando os menonitas, uma comunidade cristã
protestante, desembarcaram ali no início do século 20, eles o chamaram de
"inferno verde"...
A Rota
Bioceanica, inclui a pavimentação de trechos rodoviários no Paraguai e
Argentina, a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai e a reestruturação da
BR-267 até Porto Murtinho; só será considerada completamente concluída quando
estiver operacional, permitindo o transporte de produtos a um custo competitivo
até a China. Hoje, 80% dos contêineres que chegam do país asiático aos portos
do Pacífico retornam vazios, e a proposta é de se aproveitar essa capacidade
ociosa para exportar produtos, especialmente carne...
A rodovia vai
colocar Mato Grosso do Sul - via CAMPO GRANDE - como um ponto estratégico para a entrada de produtos
chineses no Brasil, o que implicará mudanças significativas nas estruturas
alfandegárias e logísticas do estado.
A Rota
Bioceanica é vista como uma alternativa para otimizar o transporte de
mercadorias entre a Ásia e a América do Sul, reduzindo custos e tempos de
entrega.
Meninos... Eu
vi !!!
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