15/02/2023

CORREDOR BIOCEÂNICO...

        


       O CORREDOR BIOCEÂNICO abrangerá aproximadamente 4 mil km de rodovias que atravessam o continente sul-americano no sentido leste/oeste, desde o Porto de Santos, cortando a Bolívia e chegando ao CHILE, até os portos de de Arica e Iquique. Com ele, os bolivianos disporão, finalmente, de um acesso para o mar.

Em agosto de 2017, a 2ª Expedição da Rota da Integração Latino Americana, partiu de CAMPO GRANDE, MS, e percorreu toda sua extensão até os portos chilenos. A rota passou por 4 países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A 1ª Expedição percorreu o trajeto atravessando pela Bolívia, até os portos chilenos. Decidiu-se que a rota deve seguir via Paraguai e Argentina. Inicialmente a ideia era de que o corredor fosse terminado em 2022. A maior parte do trabalho deverá ser realizada pelo Paraguai, que precisará implantar e/ou asfaltar mais de 600 km de rodovias (a maioria do trecho tendo que ser implantado do zero). O trajeto terá 2400 km entre Campo Grande e Antofagasta. 

A rota vai diminuir em até 2 semanas (15 dias) o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até a China e Japão. Com a rota, parte da produção brasileira, que atualmente deixa o país pelos portos de Santos e Paranaguá, será exportada pelos portos chilenos a preços mais baixos.

Para viabilizar a rota, o Brasil está construindo uma ponte entre as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai. Também irá ampliar a BR-267 no Mato Grosso do Sul. Já o Governo Paraguaio dividiu a obra em 3 lotes: o primeiro, de cerca de 270 km, liga Carmelo Peralta, na divisa com o Brasil, a Loma Plata, no meio do país. O segundo trecho liga 2 cidades do meio do Paraguai, e o terceiro trecho chegará até a divisa com a Argentina. Em agosto de 2021, o Paraguai já havia concluído 203 km do lote 1, faltando 72,6 km para concluir o trecho.

O TURISMO será o maior beneficiado, pois o CORREDOR servirá de ligação para vários destinos turísticos: o Pantanal Sul-Mato-Grossense, a Entrada das Cordilheiras dos Andes, em Jujuy, Argentina e o Deserto de Atacama no Chile. A rota unirá a área mais alagada do planeta com a sua área mais árida (PANTANAL e ATACAMA), entre outras.

Meninos... Eu vi !!! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO, ACREDITE, É IMPORTANTE DEMAIS PARA NÓS !!! COMENTE!!!