Em agosto de 2017, a 2ª Expedição da Rota
da Integração Latino Americana, partiu de CAMPO GRANDE, MS, e percorreu toda
sua extensão até os portos chilenos. A rota passou por 4 países: Brasil,
Paraguai, Argentina e Chile. A 1ª Expedição percorreu o trajeto atravessando
pela Bolívia, até os portos chilenos. Decidiu-se que a rota deve seguir via
Paraguai e Argentina. Inicialmente a ideia era de que o corredor fosse
terminado em 2022. A maior parte do trabalho deverá ser realizada pelo
Paraguai, que precisará implantar e/ou asfaltar mais de 600 km de rodovias (a
maioria do trecho tendo que ser implantado do zero). O trajeto terá 2400 km
entre Campo Grande e Antofagasta.
A rota vai diminuir em até 2 semanas (15
dias) o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até a China e Japão. Com a rota, parte da
produção brasileira, que atualmente deixa o país pelos portos de Santos e
Paranaguá, será exportada pelos portos chilenos a preços mais baixos.
Para viabilizar a rota, o Brasil está
construindo uma ponte entre as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta,
no Paraguai. Também irá ampliar a BR-267 no Mato Grosso do
Sul. Já o Governo Paraguaio dividiu a obra em 3 lotes: o primeiro, de cerca de
270 km, liga Carmelo Peralta, na divisa com o Brasil, a Loma Plata, no meio do
país. O segundo trecho liga 2 cidades do meio do Paraguai, e o terceiro trecho chegará
até a divisa com a Argentina. Em agosto de 2021, o Paraguai já havia concluído
203 km do lote 1, faltando 72,6 km para concluir o trecho.
O TURISMO será o maior beneficiado, pois o CORREDOR servirá de ligação para vários destinos turísticos: o Pantanal Sul-Mato-Grossense, a Entrada das Cordilheiras dos Andes, em Jujuy, Argentina e o Deserto de Atacama no Chile. A rota unirá a área mais alagada do planeta com a sua área mais árida (PANTANAL e ATACAMA), entre outras.
Meninos... Eu vi !!!
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