A Mesa
Diretora da CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ, capital de MT, analisa a possibilidade
de acabar com a VERBA DE GABINETE da Casa de Leis (segundo o Diário de Cuiabá). O presidente da casa,
vereador JÚLIO PINHEIRO (PTB) afirma que a proposta está sendo debatida com os
demais parlamentares. A vontade do petebista é que a medida passe a ser
aplicada ainda este ano. O principal objetivo é reduzir as polêmicas em torno
dos benefícios concedidos aos parlamentares cuiabanos. De acordo com ele, as
equipes econômica e jurídica da Casa de Leis estão trabalhando em conjunto
neste estudo. Atualmente, a verba de gabinete está fixada em R$ 27.000,00 com
cargos que vão de R$ 1.000,00 a R$ 5.500,00. A maior polêmica na Câmara de
Cuiabá, entretanto, gira em torno da VERBA INDENIZATÓRIA. Segundo levantamento da
Organização Transparência Brasil, os
vereadores de Cuiabá possuem a maior
verba indenizatória de todos os parlamentares das capitais brasileiras.
O montante de R$ 25 mil recebidos pelos parlamentares do município excede em
71% a média das demais Câmaras municipais. Além da verba indenizatória, os
vereadores de Cuiabá ainda possuem uma remuneração de R$ 15.000,00 e verba de
gabinete de R$ 27.000,00. Somados, cada parlamentar recebe mensalmente o
montante de R$ 67.000,00. O fato onera a Casa de Leis em R$ 1.700.000,00/mês,
chegando a R$ 20.400.000,00/ano. Além disso, os vereadores tem a prerrogativa
de poder aumentar a sua verba indenizatória a qualquer momento porque em meados
do ano passado aprovaram um projeto de lei que determina que esta verba
destinada a eles corresponda a 75% do que é pago aos deputados estaduais.
Diante disso, reajuste para deputados pode refletir no benefício pago aos
vereadores de Cuiabá. Se isso acontecer, o valor da verba indenizatória dos cuiabanos
chegaria à marca de R$ 48.700.000,00!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR... COMENTE!!!