15/07/2015

VEREADORES DE CUIABÁ: DINHEIRO NÃO É PROBLEMA!


A Mesa Diretora da CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ, capital de MT, analisa a possibilidade de acabar com a VERBA DE GABINETE da Casa de Leis (segundo o Diário de Cuiabá). O presidente da casa, vereador JÚLIO PINHEIRO (PTB) afirma que a proposta está sendo debatida com os demais parlamentares. A vontade do petebista é que a medida passe a ser aplicada ainda este ano. O principal objetivo é reduzir as polêmicas em torno dos benefícios concedidos aos parlamentares cuiabanos. De acordo com ele, as equipes econômica e jurídica da Casa de Leis estão trabalhando em conjunto neste estudo. Atualmente, a verba de gabinete está fixada em R$ 27.000,00 com cargos que vão de R$ 1.000,00 a R$ 5.500,00. A maior polêmica na Câmara de Cuiabá, entretanto, gira em torno da VERBA INDENIZATÓRIA. Segundo levantamento da Organização Transparência Brasil, os vereadores de Cuiabá possuem a maior verba indenizatória de todos os parlamentares das capitais brasileiras. O montante de R$ 25 mil recebidos pelos parlamentares do município excede em 71% a média das demais Câmaras municipais. Além da verba indenizatória, os vereadores de Cuiabá ainda possuem uma remuneração de R$ 15.000,00 e verba de gabinete de R$ 27.000,00. Somados, cada parlamentar recebe mensalmente o montante de R$ 67.000,00. O fato onera a Casa de Leis em R$ 1.700.000,00/mês, chegando a R$ 20.400.000,00/ano. Além disso, os vereadores tem a prerrogativa de poder aumentar a sua verba indenizatória a qualquer momento porque em meados do ano passado aprovaram um projeto de lei que determina que esta verba destinada a eles corresponda a 75% do que é pago aos deputados estaduais. Diante disso, reajuste para deputados pode refletir no benefício pago aos vereadores de Cuiabá. Se isso acontecer, o valor da verba indenizatória dos cuiabanos chegaria à marca de R$ 48.700.000,00!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR... COMENTE!!!