Começou hoje (29) a SEMANA NACIONAL DE GASTRONOMIA E TURISMO no Centro
de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, capital de MS, estendendo-se
entre os dias 29 de junho e 02 de julho.
Durante todo o evento, serão oferecidos ao público palestras, rodadas de
negócios, consultorias, mostra de agricultores, cozinha show, além do Enchefs e
a entrega do Prêmio Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira. A entrada
é gratuita e aberta ao público. Para participar é preciso fazer o
credenciamento no site do
SENAC ou no local do evento. No site também é possível consultar a
programação completa da Semana. A famosa e apreciada comida pantaneira, servida
tradicionalmente nas comitivas do interior de MS, será a principal atração
dessa confraternização. A cozinha pantaneira será levada ao evento pelo SENAR/MS
- Serviço de Aprendizagem Rural, com o objetivo de mostrar como é a alimentação
e as tradições envolvidas nas comitivas. O evento é promovido pelo Senac/MS -
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Fecomércio MS - Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Sebrae MS - Serviço Brasileiro de Apoio
às Micro e Pequenas Empresas. O responsável por elaborar os pratos que serão
servidos no evento é o peão-pantaneiro e chefe de cozinha, HÉLIO MARTINS LOPES,
mais conhecido como “HELINHO”, que trabalha com a comida pantaneira há 17 anos
e já tem os seus pratos conhecidos inclusive internacionalmente. O 'macarrão relaxado' é um dos
pratos que Helinho faz questão de ensinar para quem quer fazer em casa uma das delícias
da comida pantaneira. A receita simples é garantia de uma boa comida caseira,
de muito sabor: "O cozinheiro frita a carne, como se fosse fazer o
carreteiro, coloca alho e o macarrão tipo espaguete quebrado em quatro partes,
coloca água e deixa cozinhar por 10 minutos. É rápido e delicioso". Nesta
segunda-feira (29), foi servido o famoso arroz
carreteiro e macarrão com
carne seca. No dia 30, além do arroz carreteiro, os participantes
poderão degustar o guisado de
mandioca. No dia 1º será servido macarrão
com linguiça e paçoca e, no último dia, o chefe elaborará o arroz com linguiça e paçoca. A
feira terá espaço para degustação e comercialização de produtos como queijos,
pão de jatobá e abóbora madura, derivados de mel, além da venda de produtos in
natura como berinjela, mandioca, maxixe e caxi, cultivados por produtores
familiares do Estado; também será uma oportunidade de fortalecer tanto o
trabalho dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul como produtos da culinária
ainda desconhecidos pela população.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR... COMENTE!!!