29/06/2015

O QUEBRA TORTO DA SEMANA GASTRONÔMICA DO SENAC


Começou hoje (29) a SEMANA NACIONAL DE GASTRONOMIA E TURISMO no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, capital de MS, estendendo-se entre os dias 29 de junho e 02 de julho. Durante todo o evento, serão oferecidos ao público palestras, rodadas de negócios, consultorias, mostra de agricultores, cozinha show, além do Enchefs e a entrega do Prêmio Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira. A entrada é gratuita e aberta ao público. Para participar é preciso fazer o credenciamento no site do SENAC ou no local do evento. No site também é possível consultar a programação completa da Semana. A famosa e apreciada comida pantaneira, servida tradicionalmente nas comitivas do interior de MS, será a principal atração dessa confraternização. A cozinha pantaneira será levada ao evento pelo SENAR/MS - Serviço de Aprendizagem Rural, com o objetivo de mostrar como é a alimentação e as tradições envolvidas nas comitivas. O evento é promovido pelo Senac/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Fecomércio MS - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Sebrae MS - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O responsável por elaborar os pratos que serão servidos no evento é o peão-pantaneiro e chefe de cozinha, HÉLIO MARTINS LOPES, mais conhecido como “HELINHO”, que trabalha com a comida pantaneira há 17 anos e já tem os seus pratos conhecidos inclusive internacionalmente. O 'macarrão relaxado' é um dos pratos que Helinho faz questão de ensinar para quem quer fazer em casa uma das delícias da comida pantaneira. A receita simples é garantia de uma boa comida caseira, de muito sabor: "O cozinheiro frita a carne, como se fosse fazer o carreteiro, coloca alho e o macarrão tipo espaguete quebrado em quatro partes, coloca água e deixa cozinhar por 10 minutos. É rápido e delicioso". Nesta segunda-feira (29), foi servido o famoso arroz carreteiro e macarrão com carne seca. No dia 30, além do arroz carreteiro, os participantes poderão degustar o guisado de mandioca. No dia 1º será servido macarrão com linguiça e paçoca e, no último dia, o chefe elaborará o arroz com linguiça e paçoca. A feira terá espaço para degustação e comercialização de produtos como queijos, pão de jatobá e abóbora madura, derivados de mel, além da venda de produtos in natura como berinjela, mandioca, maxixe e caxi, cultivados por produtores familiares do Estado; também será uma oportunidade de fortalecer tanto o trabalho dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul como produtos da culinária ainda desconhecidos pela população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR... COMENTE!!!