Campanha
da Associação de Assistência às
Pessoas com Câncer (AAPEC) vem dando o que falar em Minas Gerais. Desenvolvida
nas cidades de Ipatinga, Governador Valadares e Viçosa, faz um alerta para o
risco de câncer nos testículos e para a importância dos homens se prevenirem
contra este tipo de câncer. Mas o que tem chamado a atenção das pessoas e causado
controvérsias, é o mascote utilizado durante os eventos de divulgação da
campanha: “SR. TESTÍCULOS”. No
site oficial da associação, o “SR.
TESTÍCULOS” é definido como um mascote “alegre, lúdico e muito
cativante, que leva informação e alegria para adultos e crianças, homens e
mulheres”. Ele foi apresentado na Vª
Feira de Saúde e Cidadania de Porto Firme, no início de maio. Em 2012, a
AAPEC utilizou o mascote no lançamento da campanha "Quem é amigo dá um toque"- dirigida ao público
masculino que tinha o objetivo de chamar a atenção para os aumento de casos de
câncer entre os homens, desmistificar a realização do exame de próstata e ajudar
a disseminar a conscientização do exame para um diagnóstico precoce da doença.
Esta é a mesma intenção na campanha deste ano que alerta para o risco de câncer
nos testículos. Em Governador Valadares, Ipatinga e Viçosa, crianças e adultos
posam para fotos ao lado do “SR.
TESTÍCULOS”, fato que gerou críticas. No entanto, no site oficial da
AAPEC o boneco é bastante elogiado. Mesmo assim, a entidade está avaliando se o
“SR. TESTÍCULOS” continuará
estrelando a campanha e diz que informará a decisão em breve.