25/11/2012

DEPOIS DO TREM, A FERROVIA DO PANTANAL...

O ministro dos Transportes, PAULO PASSOS, no último dia 14/11, em Brasília, falou sobre o cronograma das obras da FERROVIA NORTE-SUL afirmando que a estrada de ferro está sendo projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões do País. A Norte-Sul foi iniciada no Maranhão e já chegou em Goiás. De acordo com o ministro Paulo Passos, a previsão é de que em setembro de 2013 sejam assinados os contratos para que as obras se iniciem em Mato Grosso do Sul no início de 2014. Em MS, a estrada-de-ferro passará a se chamar “FERROVIA DO PANTANAL”. Na verdade, aqui no Mato Grosso do Sul, ela terá dois importantes ramais. O primeiro, a FERROVIA DO PANTANAL, se estenderá do Estado do Paraná ao Rio Paraguai, sendo que no Rio Paraná, ela entrará por Aparecida do Taboado e, no Rio Paraguai, chegará até Porto Murtinho, passando por Três Lagoas, Brasilândia, Bataguassu, Nova Andradina e Dourados. O segundo ramal, a FERROESTE, trecho Maracaju/Dourados/Mundo Novo, que chegará até Cascavel e, daí, até o Porto de Paranaguá. A construção da ferrovia será um passo extraordinário para a economia rural e trará um grande impacto na economia do Estado.