11/09/2012

BARULHOS NO CARRO...

Ele aparece do nada e você não consegue identificá-lo e nem explicar aos mecânicos como é o barulho que ouve e de onde ele vem. Você perde dias querendo descobrir sua origem e não consegue: fecha os vidros, desliga o rádio, vai para uma rua mais silenciosa, coloca o carro na estrada. Pergunta para todo mundo: “Você está ouvindo um barulhinho?”. Todos dizem: não! Enfim, para localizar os barulhos dos veículos, muitas vezes é necessária uma inspeção minuciosa e já existem equipamentos próprios para este fim, como, por exemplo, o estetoscópio automotivo, um aparelho que fica preso ao ouvido de um técnico enquanto outro profissional vai ligando as extremidades do aparelho em vários locais do automóvel, até detectar o local de origem do barulho. Os barulhos mais comuns estão ligados às suspensões, motor, câmbio, rodas, escapamento e em articulações das portas e dos capôs. O custo para eliminá-los vai depender da causa do transtorno. Os consertos podem ir desde o aperto de um simples parafuso até um reparo completo de suspensão. Aprenda o que os barulhos e ruídos peculiares mais comuns querem dizer: RANGIDO - (“Nhec nhec”) - Barulho gerado pelos revestimentos das portas, painel dianteiro e outras peças feitas em plástico que, com o passar do tempo, se soltam e ressecam. APITO – (“Fiii”) - Ruído das pastilhas do freio dianteiro em atrito com o disco, ocasionado pelo seu uso excessivo que vitrifica as faces da pastilha. ESTALOS - (“Tec, tec, tec”) e GRUNHIDOS Gerados pela suspensão que podem aparecer como estalos, provenientes de uma bucha de bandeja danificada, até grunhidos, provenientes de uma articulação sem lubrificação. MÁQUINA DE ESCREVER (“Tlec, tlec”) ou de junta defeituosa (“Clac, “clac”, “clac”) - Quando o problema é no motor, pode-se ouvir desde um ruído semelhante a um teclar de uma máquina de escrever, contínuo, causado por um tucho hidráulico (peça interna do motor) descarregado, até um “clac” “clac”, provocado por juntas defeituosas (junções na roda do carro). RONCO(“ronc ronc”) com vibração no volante - Ouvido quando o pneu apresenta desgaste irregular, causado por desalinhamento ou por componentes da suspensão danificados. [*Fonte: Midas Auto Center]

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