Segundo informa o site www.motorclube.com.br quando você precisar encher o tanque de seu carro, diga para o frentista: “Amigo, encha o tanque! Encha só até a bomba disparar!”. Isso significa que ele deve abastecer até ouvir um estalo da bomba (provocado pela mangueira), indicando que apenas o tanque de combustível está cheio. Faça isso e livre-se de dor de cabeça. Tudo isso porque alguns frentistas podem abastecer o seu carro além do necessário, desperdiçando combustível e causando problemas a seu veículo. É comum carros com 45 litros serem abastecidos com até 50 litros. Tem motorista que fica orgulhoso e se gaba: “Meu carro é muito bom. O manual diz que no tanque cabe 45 litros mas o meu aceita50!”. No entanto, o manual do seu carro normalmente indica 10% a menos da capacidade real, e assim quando o frentista abastece "até a boca", extrapola a capacidade do tanque. Os carros fabricados no Brasil são obrigados a virem, desde 98, equipados com um recipiente chamado "cânister" - filtro de carvão que absorve os vapores do combustível que saem do tanque, reduzindo a liberação de gases nocivos ao meio ambiente. Quando o frentista adiciona mais do que a capacidade do tanque, o combustível se acumula nos dutos e encharca o cânister e ele deixa de cumprir a sua função. O excesso de combustível também atrapalha o gerenciamento eletrônico do motor, prejudicando seu bom funcionamento. O cânister molhado, com o tempo, libera pequenas partículas de carvão no combustível que pode produzir falhas no motor. Entendeu?

Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEU? COMENTE!!!