22/05/2018

PM/MS: GAECO SEPARA O JOIO DO TRIGO...



O CORREIO DO ESTADO divulgou a relação dos 21 policiais presos na última quarta-feira (16/05), em todo Mato Grosso do Sul, durante a OPERAÇÃO OIKETIKUS, do GAECO, com apoio da Corregedoria da PM. Segundo este diário campo-grandense, os detidos estavam ‘se promovendo’ dentro da Polícia Militar, sendo que alguns até subiam de patente com status de "ato de bravura". São 8 sargentos, 5 cabos, 4 soldados, 2 tenentes-coroneis, 1 subtenente e 1 major. A organização atuava no contrabando tanto de cigarros como de outros produtos, como pneus. A milícia não só cobrava propina dos contrabandistas para facilitar o trânsito em rodovias estaduais e na distribuição em municípios, como também tentavam dificultar a atuação de outras forças de segurança na investigação desse tipo de crime, agindo nas rotas que tinham ligação com a Bolívia e o Paraguai.
Foram presos 2 tenentes-coronéis: Admilson Cristaldo Barbosa - comandante do 11º BPM de Jardim - e Luciano Espindola da Silva - comandante da 1ª Cia Independente da PM de Bonito.  Oscar Leite Ribeiro – major comandante da 2ª Cia de PM de Bela Vista - Angelucio Recaldi Peniagua – sargento comandante do 2º GPM de Guia Lopes da Laguna - Jhondnei Aguilera – sargento comandante do 1º GPM de Boqueirão. Sargentos: Anderson Gonçalves de Souza, Claudomiro de Goez Souza, Clayton de Azevedo, Everaldo Marques da Silva, Nazario da Silva e Ricardo Campos de Figueiredo; os cabos Aparecido Cristiano Fialho, Ivan da Silva, Nilson Procedônio Espindola, Roni Lima Rios e Valdson Gomes de Pinho; os soldados Ivan Edemilson Cabanhe, Lisberto Sebastião de Lima, Marcelo de Souza Lopes e Nestor Bogado Filho; o subtenente Elvio Barbosa Romeiro.
O "destaque" ficou por conta do sargento Ricardo Campos de Figueiredo, que já atuou no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), foi promovido duas vezes por "ato de bravura" e era segurança da governadoria. O governo do Estado exonerou-o na sexta-feira das funções de motorista e segurança do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). RICARDO foi preso, pelo crime de obstrução de Justiça, após destruir dois celulares quando policiais chegaram a sua casa para cumprir mandados de busca e apreensão. Um habeas-corpus, se não me engano, já o liberou da prisão...